Diversidade

no Grupo Movile

No Grupo Movile, temos o Sonho Grande de impactar positivamente a vida de 1 bilhão de pessoas por meio de nossos aplicativos.

 

Temos os mais diversos sonhos, contextos e formas de ver o mundo. Por isso, faz parte do nosso jeito de ser conhecermos e respeitarmos a realidade de cada uma dessas pessoas. 

 

Afinal, entendemos que equipes altamente diversas têm um grande potencial, devido à sua capacidade de inovação. Somente assim teremos produtos e serviços que fazem, de fato, a diferença no mundo! 

 

Além disso, sabemos que é nossa responsabilidade construir uma sociedade mais justa e diversa, trabalhando constantemente para um ambiente de tecnologia com mais equidade.

 

E pode ter certeza: nós somos apaixonados(as) por desafios complexos e vamos melhorar quantas vezes for necessário para buscar mais diversidade e inclusão no Grupo Movile. 

 

Por isso, queremos evidenciar que nossas vagas são para todos e todas. Estamos ansiosos(as) para ouvir e acolher as mais diversas realidades e histórias!

UM BILHÃO

DE VIDAS.

UM BILHÃO

DE VIDAS.

diversidade.png

Manifesto ao Sonho

O RESPECT é o grupo de fomento à diversidade no ecossistema Movile e tem três principais missões: ser um safe place para as nossas pessoas, realizar ações de conscientização e educação interna e ser suporte para o time de Gente. Hoje o RESPECT é dividido em 4 subgrupos: gênero, etnia, comunidade LGBTQI+ e PcDs.

AFRO MOVILE

AFRO MOVILE

O AFRO Movile é o subgrupo de etnia no RESPECT. Além de ser um safe place para pessoas negras do ecossistema, também realiza ações com foco na conscientização e combate ao racismo.

MOVILE WOMAN

MOVILE WOMAN

O Movile Woman é o subgrupo de Gênero do ecossistema. Além de funcionar como um safe place para mulheres, promove ações de conscientização à igualdade de gênero internamente.

LGBTI+

LGBTI+

O pilar LGBTI+ do Respect tem focado na criação conteúdo para dar visibilidade às letras da comunidade, buscando reduzir vieses inconscientes, ampliar a inclusão entre Movilianos e Movilianas e construir diálogos para incluir, de forma progressiva e educativa, temas como identidade de gênero e orientação sexual.

PcDs

PcDs

O subgrupo de PcDs é focado em ser um safe place para pessoas com deficiência no Grupo Movile e construir ações de conscientização sobre capacitismo, ajudando a tornar nosso ambiente e estruturas acessíveis para todas as pessoas.

UM

BILHÃO

DE

VIDAS.

UM

BILHÃO

DE

VIDAS.

Ações Internas

Semana da diversidade

Semana com palestras e conteúdos sobre Diversidade em nossos 4 pilares de foco: gênero, etnia, comunidade LGBTI+ e PCDs.

Eventos Externos

MovileHack AFRO

O  hackathon do Grupo Movile em uma versão exclusiva para pessoas negras, focado na resolução de cases de tecnologia

background2.png

Somos signatários da

ONU Mulheres!

 Todas as empresas do Grupo Movile são signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU.

 

Muito mais do que apenas firmar nosso compromisso publicamente, a assinatura nos insere em uma rede local e global das Nações Unidas, onde podemos trocar as melhores práticas de mercado com outras empresas, além de contar com diagnóstico e consultoria da ONU Mulheres Brasil para avançarmos no tema de equidade de gênero! 

O que mais estamos fazendo?

Atração e

Recrutamento

Na área de Atração e Recrutamento temos ações e programas focados em trazer pessoas diversas para o Grupo Movile:

  • Mobile Dream: programa de estágio e jovens talentos. Entre os contratados do último ano, 40% são pessoas negras, 48% mulheres em tecnologia e 26% pessoas LGBTI+

  • Gente para a gente: programa interno de indicações de pessoas que se identificam com grupos de diversidade;

  • Tech Diversa: Mapeamento coletivo de talentos diversos na área de tecnologia;

  • Mutirões de recrutamento com foco em diversidade;

internship2019.png
Dia da Mulher - Conversas Corajosas.png

Treinamento e Desenvolvimento 

Treinamos o time de recrutamento, business partners, liderança e C-level. Cada grupo passou por horas de discussão e vivência sobre diversidade, vieses inconscientes, além de dicas fundamentais para cada área atuar no dia a dia. Isso foi essencial para suportar todo o ciclo: garantir um recrutamento inclusivo e suportar as necessidades das pessoas quando entrassem no Grupo Movile, através da liderança e BPs. Além deles, capacitamos multiplicadores(as) internos(as) para nos apoiarem com o tema em encontros pontuais ao longo da nossa jornada.

Benefícios 

Temos um pacote de benefícios para ajudar a atrair e reter talentos mais diversos para todo o Grupo. Ele foi montado pensando em questões de maternidade, paternidade, apoio à PCD, questões de gênero e orientação sexual:

  • Licença Maternidade e Paternidade estendida com retorno gradual (foco para pessoas cis e trans); 

  • Licença Adoção;

  • Auxílio financeiro para pessoas trans para tratamentos e cirurgias;

  • Auxílio PCD para tratamentos, equipamentos e medicações especiais;

  • Auxílio creche e material escolar;

  • Programas de mentoria e aceleração de carreira; 

  • Garantimos a aplicação das regras de inclusão no plano de saúde, independente da orientação sexual ou de deficiência pré-existente. 

imagem 13.png
imagem 14.png

Estrutura 

Na Movile, nossos espaços físicos transmitem nossa cultura. Por isso, eles foram repensados para reforçar os pontos de diversidade. Nossas mesas são ergonômicas com regulagem de altura para adaptação à cadeira de roda. Itens como microondas e outros objetos foram repensados também para fácil acesso a cadeirantes e pessoas com nanismo. Todas as paredes e comunicações visuais ganharam braille, incluindo a identificação de alimentos e bebidas. Cada detalhe foi um diferencial para reforçar nosso cuidado genuíno com as nossas pessoas.

Engajamento e Performance

Para acompanhar e mensurar o resultado de tudo o que estamos fazendo para fomentar diversidade em nosso ecossistema, o time de Engajamento e Performance também trabalha continuamente com ações, pesquisas e estudos como:

  • Código de ética e canal de denúncia;

  • Comunicação inclusiva;

  • Dashboard mensal com dados;

  • Pesquisas e estudos constantes.

abraço04.png

Conteúdos de Diversidade 

fundo3.jpg
MovileCast #16: Como levantamos a bandeira do ORGULHO
Orgulho: trabalhe com
aquilo que você gosta
A beleza de
ser quem 
você é
Carreira em tecnologia e minha história de transição
3 passos
1 segredo e
1 missão sobre
trabalhar com 
tecnologia

E-book: Nossas ações e resultados de diversidade em 2019

Em 2019 demos nossos primeiros passos para um Grupo Movile mais diverso e inclusivo. Estamos apenas começando, mas criamos este e-book com as principais ações e resultados do nosso primeiro ano para inspirar reflexão (e ação!) nas organizações.

Depoimentos 

fundo.jpg

 

Raphaela Silva

Analista de Gente na PlayKids e

Líder do pílar LGBTI+ do RESPECT

"Foi no Grupo Movile que entendi meu lugar quando o assunto é Diversidade e Inclusão, além de trabalhar com o que eu amo, aqui consigo ter espaço para agir proativamente abrindo portas para pessoas que tiveram menos acesso a privilégios ao longo da vida. Na PlayKids foi a primeira vez que eu senti que posso trazer tudo o que eu sou para o trabalho. Além disso, tenho pessoas com vivências parecidas por perto, sinto que tenho respaldo para que a minha competência e profissionalismo não sejam questionados por nenhuma característica pessoal, e que tenho líderes que acolhem e incentivam o meu propósito de construir um ambiente de trabalho mais inclusivo."

RAPHAELA 

SILVA

RAPHAELA

SILVA

fundo.jpg

GUILHERME 

AUGUSTO

GUILHERME 

AUGUSTO

 

GUILHERME AUGUSTO

Analista de Performance no iFood

"Falar de diversidade é falar do Mobile Dream. Quando a gente olha para as pessoas aprovadas e faz o recorte étnico, tivemos 40% de pessoas se identificando como negras. Olhando programas de talentos de 2019 no Brasil, esse é um número relativamente alto. Em gênero temos quase 50% de mulheres, e dentro da área de tecnologia o número de mulheres é expressivo, algo que é raro falando desse ambiente de trabalho. E em um recorte de orientação sexual, 26% das pessoas se identificam como homessexual ou bissexual.  Vejo uma primeira porta para que no futuro tenhamos pessoas diversas nas lideranças"

Faça parte do nosso Ecossistema de Oportunidades!